quarta-feira, 11 de junho de 2008

Museu Olho Latino apresenta Brasil Instigante


A mostra Brasil Instigante, que acontece de 10 de junho a 4 de julho no Museu Olho Latino na Estância de Atibaia, SP, reúne parte das gravuras inseridas no acervo recentemente. Muitas das obras expostas foram doadas pelos artistas que participaram da 3ª Bienal Nacional de Gravura, realizada por este Museu no ano passado.
O curador da mostra, Paulo Cheida Sans, diz que o acervo foi constituído inicialmente com muitas obras de artistas do exterior e de poucos brasileiros. Observa que somente nos últimos três anos o museu começou a ter o objetivo de ter uma coleção nacional mais abrangente para que pudesse sobressair ou se equiparar com as representações expressivas do próprio acervo, que tem entre os destaques as representações da Argentina e do Japão. Cheida diz estar satisfeito com o acervo nacional, que hoje tem cerca de duzentas gravuras de mais de oitenta gravadores.
Para a mostra o curador escolheu 40 obras de 17 artistas de cinco Estados do país. O destaque especial é para a gravura em linóleo “Convergência” do artista Klaus Karall, que morreu em 1994. Karall era apaixonado pela cidade de São Paulo e a interpretou sensivelmente de vários modos como mostra a obra exposta, com imagens de arranhas céus sobrepostas a colagens de cartazes de eventos e notícias de jornais da época. O artista criou uma gravura mista de forte teor humano.
O título da mostra “Brasil Instigante” representa várias facetas e possibilidades criativas da gravura como arte em uma visão heterogênea dos artistas. Cada um, a seu modo, mostra uma parte de um mundo expresso em temas diversos que, juntos, apresentam uma miscigenação própria de uma mistura de tradições e costumes, que muito bem representa a diversidade cultural de nosso país.
A mostra é um significativo recorte da gravura contemporânea nacional. São obras de artistas que têm a gravura como a sua produção maior, reconhecida por críticos, museus e historiadores.
Participam da mostra os seguintes artistas: Participação Especial: Klaus Karall (SP) (In Memoriam). Expositores: Arlete Santarosa (RS), Atalie Rodrigues Alves (SP), Cláudio Caropreso (SP), Dyógenes Chaves (PB), Evandro Carlos Jardim (SP), Francisco Maringelli (SP), Gastão Debreix (SP), Hélio Siqueira (MG), Jonathan Medina Furyama (SP), Márcio Périgo (SP), Maria Bonomi (SP), Marlene Crespo (SP), Mauricio Parra (SP), Miriam Tolpolar (RS), Norberto Stori (SP), Sérgio Lima (CE).
Vale a pena conferir a exposição, visitar o Museu Olho Latino e também o Espaço Olho Latino no Museu João Batista Conti, que apresenta a mostra “Percurso Enigmático: Presença Onírica” da artista Celina Carvalho. Ambos os espaços culturais ficam no centro da Estância de Atibaia.


Informativo:
Exposição:
Brasil Instigante
Curadoria:
Paulo Cheida Sans.
Participação Especial:
Klaus Karall (SP) (In Memoriam)
Expositores:
Arlete Santarosa (RS), Atalie Rodrigues Alves (SP), Cláudio Caropreso (SP), Dyógenes Chaves (PB), Evandro Carlos Jardim (SP), Francisco Maringelli (SP), Gastão Debreix (SP), Hélio Siqueira (MG), Jonathan Medina Furyama (SP), Márcio Périgo (SP), Maria Bonomi (SP), Marlene Crespo (SP), Mauricio Parra (SP), Miriam Tolpolar (RS), Norberto Stori (SP), Sérgio Lima (CE).
Período da mostra: de 10 de junho a 4 de julho de 2007.
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 10 h às 17 h.
Local: Museu Olho Latino.
Endereço: Rua Dr. Oswaldo Urioste, 41 – Centro – Atibaia, SP.
Realização: Museu Olho Latino e Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Informações: (011) 44181487.
Site: http://www.olholatino.com.br/
E-mail: museu@olholatino.com.br

Nenhum comentário: