domingo, 26 de fevereiro de 2012

A renomada artista peruana Olga Flores expõe no Museu Olho Latino


A mostra Melancólicas: o mundo alienado da artista peruana Olga Flores está em exposição de 11 de fevereiro a 10 de março de 2012 no Museu Olho Latino, situado no mezanino do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret, em Atibaia, SP. A curadoria é do prof. Dr. Paulo Cheida Sans.

A presente mostra é uma versão da exposição realizada pela artista no Centro Cultural Colich em Lima, Peru, no final do ano passado, e é composta por 15 obras mostrando parte de sua produção em serigrafia feita recentemente.

As obras mostram um mundo alienado povoado de mulheres, meninas, bonecas e personagens que contracenam com cenas de jogos de azar compondo um imaginário fértil e inovador. Para Paulo Cheida, Olga cria um universo de imagens que mostram a realidade feminina em conjunto com cenas místicas e fantasiosas do mundo andino. Diz ainda que a capacidade criativa da artista é incomum por realizar gravuras com uma composição e esquema cromático muito especial, com grande beleza estética. Conclui: Olga Flores é uma das mais importantes gravadoras da América Latina.


Olga Flores nasceu e reside em Lima, Peru. É coordenadora da Especialidade de Gravura da Faculdade de Arte da Pontifícia Universidade Católica do Peru. Participa ativamente de exposições nacionais e internacionais. Participou como membro da comissão de premiação da 5ª Bienal Nacional de Gravura – Olho latino realizada no ano passado.



É muito ativa como artista e agente cultural. É uma das curadoras da mostra Fronteras Nómades que une professores artistas do Brasil, Chile e Peru que está sendo exposta em caráter itinerante por esses países e, em breve, será exposta no Museu Olho Latino.



Melancólicas: o mundo alienado de Olga Flores pode ser visitada até 10 de março, de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, na Al. Lucas Nogueira Garcêz, 511, Parque das Águas, na Estância de Atibaia, SP.

Nenhum comentário: