sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Museu Olho Latino comemora um ano em Atibaia



Convite

A mostra “Um ano em Atibaia: gravuras do Núcleo de Arte Olho Latino” será inaugurada dia 20 de outubro, sábado, às 16h, reunindo obras de 22 expositores que integram o grupo de arte do Museu Olho Latino. Na abertura o curador Paulo Cheida Sans, professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, fará palestra sobre a atuação do Museu.
Embora o Museu existisse por meio de suas importantes mostras realizadas em diversas cidades, como a Xilo Internacional, exposta na Caixa Cultural em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, e até mesmo no exterior, como aconteceu com a exposição “Grabados e Gravuras” exposta em Quebec, no Canadá, mostrando parte de seu acervo, faltava um local fixo de exposições para que o Olho Latino pudesse realmente se fortalecer como um dos principais pólos culturais do país na área da gravura. Com a parceria da Prefeitura de Atibaia, o Museu passou a existir de fato, com sede fixa de exposições.
O Museu Olho Latino iniciou suas atividades na cidade com a mostra individual do artista Inácio Rodrigues em outubro do ano passado. De lá para cá várias mostras aconteceram como a “6 Gravadores Nipo-Brasileiros” com os artistas Kenichi Kaneko, Massuo Nakakubo, Mariko Kaneko, Yutaka Toyota e Kazuo Wakabayashi. A exposição mais recente foi a “Meio Ambiente” com gravuras do acervo e que integrou a programação da primeira edição da Primavera dos Museus, organizada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Com isso, Atibaia pôde participar juntamente com os principais museus do país de uma programação oficial valorizando as instituições culturais.
Para o diretor Paulo Cheida, um dos pontos significativos de um ano de atuação na cidade foi a 3ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino, que aconteceu de maio a julho deste ano no Centro de Convenções Victor Brecheret, registrando a marca de atuação positiva que caracteriza o Olho Latino em eventos de grande porte. Ainda neste ano, em dezembro, acontecerá a 4ª Bienal do Esquisito com a temática “Poética do Nada” que irá colocar Atibaia mais uma vez em destaque na área das artes visuais no cenário artístico nacional.
Para a mostra comemorativa “Um ano em Atibaia”, o curador convidou o grupo de arte do próprio Museu para expor e festejar o êxito do Olho Latino até agora. O grupo de arte existe desde 1996, sendo composto por artistas de várias cidades.
Participam da mostra os seguintes artistas: Alex Roch (Jundiaí), Andréia L. Gomes da Silva (Campinas), Celina Carvalho (Campinas), Cibele Marion Sisti (Jaguariúna), Elika Ito (Valinhos), Euclides Sandoval (Atibaia), Fernanda Maria Duarte (Campinas), Flávia Bresil Pallhares (Campinas), Kraus Von Secca (Piracaia), Lisa França (Campinas), Márcio Zago (Atibaia), Maricel Fermoselli (Campinas), Maurício Barduchi (Campinas), Paulo Cheida Sans (Campinas), Regiane Capp Couto Buccioli (Campinas), Rosmary Silva (Campinas), Suely Arnaldo (Sumaré), Valner Cintra (Itapira), Vera Toledo (São Paulo), Walcirlei Siqueira (Americana), Yoonjee Kim (Alemanha), Young Koh (Campinas).
Cheida diz que o Museu Olho Latino está sendo muito bem acolhido na cidade e que a cada dia novos visitantes estão ficando mais assíduos nas visitas às exposições.
A mostra comemorativa acontecerá de 20 de outubro a 17 de novembro e poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h às 17h. A entrada é gratuita e o Museu Olho Latino fica na Rua Dr. Oswaldo Urioste, 41, no Centro a uma quadra da Igreja Matriz, em Atibaia, SP.



Serviço:
Exposição: “Um ano em Atibaia: gravuras do Núcleo de Arte Olho Latino”
Curadoria: Paulo Cheida Sans.
Expositores: Alex Roch, Andréia L. Gomes da Silva, Celina Carvalho, Cibele Marion Sisti, Elika Ito, Euclides Sandoval, Fernanda Maria Duarte, Flávia Bresil Pallhares, Kraus Von Secca, Lisa França, Márcio Zago, Maricel Fermoselli, Maurício Barduchi, Paulo Cheida Sans, Regiane Capp Couto Buccioli, Rosmary Silva, Suely Arnaldo, Valner Cintra, Vera Toledo, Walcirlei Siqueira, Yoonjee Kim, Young Koh.
Palestra do Curador e abertura da mostra: 20 de outubro, às 16h.
Período da mostra: 20 de outubro a 17 de novembro de 2007.
Visitação: de terça a sábado, das 10 h às 17 h.
Local: Salas Temporárias do Museu Olho Latino.
Endereço: Rua Dr. Oswaldo Urioste, 41 – Centro – Atibaia, SP.
Realização: Prefeitura Municipal da Estância de Atibaia.
Site: http://www.olholatino.com.br/
E-mail: museu@olholatino.com.br

Nenhum comentário: