segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Grupo Olho Latino expõe gravuras no espaço Cultural da UNISANTA

A mostra “Gravuras” do grupo de arte do Museu Olho Latino estará em exposição de 11 a 25 de fevereiro no Espaço Cultural da Universidade Santa Cecília (UNISANTA). São 22 artistas que expõem variadas técnicas de gravuras, entre xilogravuras, serigrafias e gravuras em metal.
O Museu Olho Latino está sediado em Atibaia, SP, e realiza importantes mostras, como a Bienal Nacional de Gravura, a Bienal do Esquisito e a Grabados – Bienal Latino-Americana de Gravura. O Museu possui um currículo extenso de mostras realizadas, geralmente, mostrando o seu acervo de modo parcial, como fez em Salvador, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Quebec, no Canadá e em outras cidades. Além das exposições em sua sede e de mostras itinerantes do acervo, o Museu também organiza mostras de seu grupo de artistas, que são profissionais e professores de artes.
Para a mostra na UNISANTA, o Museu optou em fazer apresentar gravuras de seu grupo de arte. O grupo, ou núcleo Olho Latino como é chamado, realizou sua primeira mostra na Galeria da Casa da Cultura da América Latina da Universidade de Brasília em 1996. De lá para cá, o núcleo expôs em São Paulo, Campinas, Jundiaí, Piracicaba, Araraquara, Americana, Curitiba, entre outras cidades. Em meio aos destaques estão as participações nas Bienais do Esquisito realizadas no SESC-Campinas em 2001, 2003 e 2005, “Parábolas para o Século XXIII” exposta na Capela do Morumbi, em São Paulo, em 2005, e na Casa do Lago da Unicamp, em 2006.
Para o diretor do Museu e coordenador do núcleo de arte Olho Latino, Paulo Cheida Sans, “é importante que o museu tenha um núcleo de arte para que os integrantes possam conversar e trocar opiniões sobre assuntos da área artística e assim produzir e expor como resultado dessa relação profissional”.
Paulo Cheida, que é professor do Curso de Artes Visuais da PUC-Campinas, acrescenta que expor na UNISANTA tem um significado importante em sua carreira porque foi em Santos, onde expôs no início de carreira na galeria Prego de Ouro, que existia no Gonzaga em 1969, que teve uma recepção muito positiva de seu trabalho artístico. Depois participou da I Bienal de Artes Visuais de Santos, em 1971, sendo o artista mais jovem, aos 16 anos. Também foi premiado no XI Salão de Arte Jovem “Primeira Mão” do Centro Cultural Brasil & Estados Unidos, em 1984. Após essas mostras, por mais de 20 anos, embora tenha exposto em mais de 400 mostras no Brasil e exterior, somente agora surgiu oportunidade de voltar à cidade e mostrar um pouco do que faz atualmente como artista e promotor cultural.
No ano passado, ao participar da 3ª Bienal Nacional de Gravura – Olho Latino com suas gravuras, a professora Márcia Santtos, recebeu o convite do diretor do museu, Paulo Cheida Sans, para esse intercâmbio. Em março será a vez dos alunos orientados pela professora do Curso de Artes Plásticas da UNISANTA, Márcia Santtos e do Grupo de Gravura Mariana Quito, da Secretaria de Cultura de Santos, mostrarem seus trabalhos nas dependências do Museu Olho Latino, em Atibaia.
Participam da mostra na UNISANTA os seguintes artistas: Alex Roch (Jundiaí), Andréia L. Gomes da Silva (Campinas), Celina Carvalho (Campinas), Cibele Marion Sisti (Jaguariúna), Elika Ito (Valinhos), Euclides Sandoval (Atibaia), Fernanda Maria Duarte (Campinas), Flávia Bresil Pallhares (Campinas), Kraus Von Secca (Piracaia), Lisa França (Campinas), Márcio Zago (Atibaia), Maricel Fermoselli (Campinas), Maurício Barduchi (Campinas), Paulo Cheida Sans (Campinas), Regiane Capp Couto Buccioli (Campinas), Rosmary Silva (Campinas), Suely Arnaldo (Sumaré), Valner Cintra (Itapira), Vera Toledo (São Paulo), Walcirlei Siqueira (Americana), Yoon Jee Geem (Alemanha), Young Koh (Campinas).
O Espaço Cultural UNISANTA fica na Rua Oswaldo Cruz, n° 277, Bloco M, Santos, SP.

Nenhum comentário: